Quem Somos

Quem Somos

A saúde, o bem-estar e o equilíbrio biopsicosocial do ser humano é um mundo do qual todos somos responsáveis. Logo, podemos e devemos contribuir com a nossa parte para a edificação de um mundo mais vibrante, pleno de vida, repleto de equilíbrio pessoal, social e ambiental. Aliando os conhecimentos milenares da hipnose, uma técnica natural e tão antiga como a própria humanidade, ao conhecimento moderno a APHCH pretende sobretudo divulgar e credibilizar saberes que promovam saúde, equilíbrio e desenvolvimento de pessoas, instituições e sociedades.

A comercialização fácil e leviana de consultas de hipnoterapia e/ou formações sobre hipnose e regressão, dados por pessoas não qualificadas e com cursos de fim-semana e que até há pouco tempo não sabiam sequer o que é estados de transe hipnótico, não augura nada de bom. Muito menos contribui para o seu reconhecimento.

O estudo da hipnose como processo psicoterapêutico ainda traz grande polémica para as ciências de saúde, pela grande contradição subjacente à sua proposta de intervenção. Se por um lado, a sua inquestionável eficiência tem sido demonstrada por vários pesquisadores, em áreas tão diversas como na psicologia, odontologia, imunologia, controlo da dor e outros, por outro, ainda subsistem inúmeras dúvidas éticas e epistemológicas. Nomeadamente, no reconhecimento e acreditação dos seus profissionais para que possam atuar nas diversas áreas da saúde. A premente necessidade de credibilizar e divulgar a Hipnose em bases sérias, e assente numa metodologia técnico-científica, estabelecer protocolos com outras instituições de saúde humana, é o nosso principal propósito.

Dotar os hipnoterapeutas de conhecimentos sólidos sobre esta notável técnica, apetrechando-os com a sapiência necessária sobre ter uma outra visão sobre os fenómenos da mente e sobre nós próprios é outro desígnio deste nosso projeto. Efetivamente, a procura constante, por parte de particulares e instituições de saúde, de bons profissionais de reconhecida competência técnica, que aplicam as técnicas de hipnose baseada em princípios éticos e deontológicos, é uma realidade latente e que urge regulamentar em benefício da hipnose.

Pensamos que o salto para uma melhor formação e acreditação de hipnoterapeutas em Portugal, e posterior reconhecimento institucional, merece ser dado através da criação da Associação Portuguesa de Hipnose e Terapia Regressiva. Assim, a APHCH irá procurar preencher esta lacuna, de forma que esta admirável técnica terapêutica seja finalmente reconhecida como uma mais-valia e que possa dar o seu contributo na elaboração de um ser humano melhor.

– Apresentar uma proposta metodológica sobre a hipnose clínica e de regressão baseada no Método Científico, reconhecida e aplicada pelos seus associados, para o estudo da relação entre a natureza da hipnose e os fenómenos envolvidos no tratamento hipnótico.

– Envidar esforços no sentido de dar novas formações acreditadas por instituições e critérios reconhecidos na saúde de forma a convidar a “reciclar” terapeutas que já atuam na área da hipnoterapia.

– Investigar, divulgar e aconselhar o efeito de novas investigações e actividades sobre a hipnose e seus efeitos práticos em contexto clínico.

– Estabelecer acordos e protocolos com parceiros na área da medicina holopática e complementar como contributo a uma saúde mais ampla e integrativa de modo a gerar mais-valias recíprocas.

– Promover ações de solidariedade social de forma a ajudar as pessoas que por carencias financeiras se vejam impossibilitadas de ver garantidas o seu direito de Ser Feliz e encontrar o seu bem estar psicológico natural.

Conclui-se este pequeno memorando ressaltando que a pertinência do surgimento de uma nova associação sobre hipnose e regressão se dá, sobretudo, pela importância de uma regulamentação da técnica em bases sérias, que promovam maior reconhecimento do tratamento hipnótico e também por conceber um contexto de trabalho como um conjunto de processos éticos válidos e fiáveis passíveis de aplicabilidade terapêutica e/ou de pesquisa.

Missão
Elevar a hipnose a um estatuto de técnica terapêutica reconhecida por parceiros e instituições na área da saúde, bem como ser o garante na regulamentação de profissionais acreditados nesta área.

Visão
Tornar-se uma referência em termos técnicos e deontológicos, no sector de actividade psicoterapêutico, através de um esforço contínuo de melhoria das competências dos seus recursos humanos.

Valores
Garante do Método cientifico – Promovendo o trabalho em equipa e individual de investigação

Foco no consulente – Personalizando soluções com o objectivo de responder às lacunas actuais na envolvente desta ferramenta

Motivação – Motivando os seus profissionais obtendo excelência nas suas actividades e soluções

Qualidade e Excelência – Criando, desenvolvendo e gerindo a hipnoterapia bem como todos os serviços inerentes com ênfase na máxima qualidade e respeito pelo individuo.